YagiWasabi
YagiWasabi

OSHOGATSU (ANO NOVO) - DE 1 A 3 DE JANEIRO

O Ano Novo, ou shogatsu , é considerado pelos japoneses o feriado mais importante do ano. No período de 1º a 3 de janeiro, as pessoas procuram descansar e passar o tempo com suas famílias.

 

Kadomatsu

Para purificar as energias, as casas são limpas e devidamente decoradas: o kadomatsu é colocado na entrada das casas para trazer sorte aos moradores; o shimenawa é colocado no portão, na intenção de afastar os maus espíritos e receber as divindades; o kagami mochi é colocado em altares religiosos e oferecido aos deuses.

Kadomatsu: Ornamento feito com ramos de pinheiro (símbolo de longevidade), haste de bambu (símbolo de persistência) e galhos de ameixeira (símbolo de prosperidade).

Kagami Mochi: Bolinho de arroz menor em cima de outro maior. Oferenda que deve permanecer até o dia 11 de janeiro. Simboliza a expectativa de felicidade e prosperidade .

Shimenawa: Talismã feito com um pedaço de corda de palha grossa entrelaçada com tiras de papel branco. Depois são amarrados um cacho de laranja, um pedaço de alga marinha ou lagosta.

Shogatsubana: Arranjos florais feitos com camélias, pinheiros e tuias (símbolos de longevidade); bambu (símbolo de força, resistência e flexibilidade) e crisântemos (símbolo de paz).

Rituais

Kagami Biraki: No dia 11 de janeiro, o kagami mochi é partido em vários pedaços e servido numa sopa. A repartição é feita com as mãos ou martelo, pois, por ser um amuleto, não deve ser cortado com objetos afiados.

Joya no Kane: Cerimônia em que os templos tocam o sino 108 vezes (o último toque acontece meia-noite em ponto). Acredita-se que cada badalada corresponde a um pecado humano. É comum visitar templos nos três dias de comemoração.

Bonenkai e Shinenkai: Um novo ano significa vida nova, por isso é necessário resolver os problemas e esquecer os rancores do ano anterior. Para isso são realizadas confraternizações chamadas bonenkai (em dezembro) e shinenkai (após o shogatsu). O primeiro purifica o espírito e o segundo dá boas vindas ao novo ano.

Namahage: Realizado no dia 15 de janeiro. Rapazes vestidos de diabos ( Oni ) bagunçam casas e brincam de ameaçar pessoas com tridentes. Apesar de simbolizar a maldade, em algumas ocasiões o demônio é tratado no bom sentido. Neste caso, receber a visita de um oni é sinal de felicidade.

Tel:(62) 3205.3947 - Secretaria
Tel:(62) 3205.2727 - Nohongakô
Endereço: Avenida Planície s/nº - Conjunto Itatiaia
(ao lado do Clube dos Bancários, próximo ao Campus Samambaia da UFG)