YagiWasabi
YagiWasabi

TAIKÔ (TAMBOR JAPONÊS)

Conhecido instrumento de percussão tradicional japonês, coberto por uma membrana animal, podendo ser encontrado em diversas formas e tamanhos. O nagado-daiko , por exemplo, possui 1,50 metros de diâmetro.
Uma característica do taiko é a impossibilidade de definir a afinação, tom ou uma seqüência de notas. O aprendizado do taiko requer disciplina, concentração e excelente preparo físico. A palavra taiko tanto pode definir a música de percussão executada com tambores, quanto o instrumento em si .

O taiko é usado normalmente em cerimônias religiosas (mais nos festivais shintoístas do que budistas), festividades e shows artísticos .

Antigamente o tambor era considerado um dos símbolos da comunidade rural japonesa, pois se dizia que o limite da aldeia era determinado não só geograficamente, mas também pela distância que o som da batida era ouvido.

No Kaikan...

O taiko tem despertado o interesse de muitos jovens e crianças, que estão treinando semanalmente no Kaikan.
Com o apoio da Diretoria, o grupo faz planos de participar do Campeonato Brasileiro já em 2006 além de receberem inúmeros convite para apresentações em eventos culturais nas cidades.

Tel:(62) 3205.3947 - Secretaria
Tel:(62) 3205.2727 - Nihongakô
Endereço: Avenida Planície s/nº - Conjunto Itatiaia
(ao lado do Clube dos Bancários, próximo ao Campus Samambaia da UFG)